Projeto de Reutilização de Pneus Usados

Projeto de Reutilização de Pneus Usados
Pneus usados são um problema crescente e grave de saúde pública, principalmente em países de clima tropical. Isso porque, abandonados, após as chuvas, transformam-se em possíveis criadouros de mosquitos transmissores de doenças como dengue, febre amarela, malária, entre outras. Além disso, pneus abandonados servem como abrigo de ratos, escorpiões, cobras e outros pequenos animais nocivos ao homem.

Por ano, no Brasil, pelo menos 450 mil toneladas de pneus são descartados. Isso equivale a cerca de 90 milhões de unidades utilizadas em carros de passeio. Por si só, este já é um dado alarmante, mas que se torna um problema ambiental gigantesco, devido aos pneus possuírem um prazo de decomposição ainda indeterminado. O ato de jogar pneus usados ao relento é um dos mais graves comportamentos poluidores do século XXI.

Os resíduos gerados com a queima dos pneus também criam uma grave ameaça, pois as cinzas e óleo pirolítico contêm produtos químicos tóxicos e metais pesados. Essas substâncias são capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, déficit de aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos aos rins, fígado, doenças do sistema respiratório, e outras mais. O óleo que sai dos pneus pode viajar longas distâncias, contaminando solo e lençóis freáticos. Estudos demonstram que a poluição de águas causada pelo escorrimento derivado da queima de pneus pode durar até 100 anos.

Felizmente, no Brasil, percebe-se ações e/ou projetos em desenvolvimento, que objetivam reaproveitar os pneus usados para diversos fins. Boa parte da reciclagem de pneus usados ocorre através de processos industriais e/ou químicos, entretanto, tais ações têm capacidade de absorção ínfima desses pneus.

Precisamos urgentemente combater com veemência o problema da poluição causada pelos pneus. Contudo, até agora, não estamos vencendo essa batalha. Por isso, precisamos transformar os pneus usados em algo proveitoso, que possa beneficamente fazer parte da nossa realidade, e assim, evitar que o pneu continue sendo um ícone poluidor do meio ambiente.

A ONG Estilo de Vida dá um passo importante no combate à poluição ambiental, concebendo, dentro de suas prioridades, a instalação de uma fábrica de beneficiamento artesanal do pneu usado, certamente, esse projeto tem uma importância ambiental enorme. Então, demos início à primeira etapa, recolhemos muitos pneus velhos que se encontravam em situação de potencial dano à natureza para iniciarmos os estudos.

Iremos fazer diversos experimentos com os pneus recolhidos, objetivando criar modelos de utensílios e objetos que possam ser usados em diversas situações. Na próxima etapa do projeto, iremos mostrar alguns benefícios produzidos através dos pneus velhos que foram recolhidos.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?