Catalogação, Preservação e Recuperação de Nascentes na Amazônia

Catalogação, Preservação e Recuperação de Nascentes na Amazônia
Nascentes são manifestações superficiais de água armazenada nos chamados lençóis subterrâneos. São abastecidas por parte das águas de chuvas que penetram no solo pelo fenômeno conhecido por infiltração, o qual faz parte do ciclo hidrológico. As nascentes são os inícios de pequenos córregos que, ao se juntarem, formam ribeirões e rios. Em virtude de seu valor inestimável, devem ser tratadas com cuidado todo especial.

Com o objetivo de traçar um mapa das nascentes de vários afluentes e rios que compõem a importante bacia hidrográfica Amazônica, a ONG Estilo de Vida prepara-se para fazer um grande trabalho de catalogação de nascentes, visando conhecê-las melhor para poder preservar e recuperar essas importantes minas de água.

As nascentes estão basicamente em terras particulares, nas pequenas e grandes áreas agrícolas. O acesso a elas não é fácil, por conta disso, muitas sequer são conhecidas, tornando-se complexo qualquer trabalho de preservação, bem como de recuperação, principalmente naquelas que se encontram destruídas ou mortas.

Pretendemos fazer um dos maiores estudos no Brasil sobre catalogação e análise ambiental de nascentes na Amazônia. Nossas ações serão planejadas e atuaremos minuciosamente para detectarmos possíveis causas de devastação. Para isso, envolveremos profissionais especializados e a comunidade local, onde além do mapeamento será diagnosticado o melhor tratamento a ser feito: de preservação ou recuperação.

A preservação das nascentes é uma situação emergencial, pois alguns resultados preliminares de estudos feitos em diversas nascentes, em riachos que margeiam cidades da Amazônia, revelam dados preocupantes, demonstrando a necessidade urgente de revitalização de áreas, uma vez que a não preservação destas nascentes pode acarretar na futura morte de afluentes importantes para a bacia Amazônica, que é a maior do mundo.

A área adjacente à nascente (APP) deve ser toda cercada a fim de evitar a penetração de animais de criação e seres humanos. Todas as medidas devem ser tomadas para favorecer seu isolamento, tais como proibir a pesca e a caça, evitando-se a contaminação do terreno ou diretamente da água. Quando da realização de alguma obra ou serviço temporário, deve-se construir fossas secas a 30 metros, no mínimo, mantendo-se uma vigilância constante para não haver poluição da área circundante à nascente.

Diante da necessidade da manutenção e fiscalização nos trabalhos de preservação e recuperação das nascentes, torna-se de fundamental importância o envolvimento das comunidades nesse processo. Em especial dos proprietários de terras, onde existem quase todas as nascentes.

Além de um trabalho de educação ambiental, que é determinante nesse projeto, vamos firmar parceria com membros das comunidades, que serão capacitados para ajudarem na manutenção das práticas que contemplam as nascentes, bem como na função de agentes multiplicadores dos ensinamentos do projeto em questão.

A cada etapa do projeto, serão gerados relatórios que servirão de base para universidades, pesquisadores e, inclusive, para o governo, que poderá utilizar dados inéditos e confiáveis para destinar seus investimentos ambientais, beneficiando principalmente a preservação das nascentes aqui na Amazônia Legal.

A Preservação e Recuperação de Nascentes na Amazônia é um projeto importantíssimo para a preservação do Rio Tocantins, sobretudo porque visa proteger a maior bacia hidrográfica do mundo. Entretanto, só poderá se tornar real com a sua contribuição, pois esse projeto está em planejamento e só poderá ser colocado em prática havendo condições financeiras da ONG Estilo de Vida.