A ONG Estilo de Vida fez no Maranhão uma campanha com o objetivo de conscientizar motoristas e passageiros que usam BRs e estradas sobre o perigo de jogar bagana de cigarro pelas janelas dos automóveis e caminhões. Muitos incêndios em vegetação começam com uma simples faísca do resto de cigarro.
Atuamos com várias equipes, dessa forma, visamos minimizar as queimadas na região pré-amazônica, onde buscamos combater as causas, para tanto, realizamos ações educativas focando motoristas e passageiros que transitavam nas BRs. Esses condutores e conduzidos, dentro das estatísticas, aparecem como o principal grupo provocador de queimadas, a partir de margens de estradas e rodovias
Realizamos ações em postos de combustível espalhados ao longo das estradas, priorizando aquelas com maior movimentação de caminhões. Além disso, expusemos em pontos estratégicos banners sobre a Campanha de Prevenção e Combate Contra Queimadas.
Foram entregues aproximadamente 1.200 kits de prevenção de queimadas aos motoristas, compostos por cinzeiro ecológico, sacola de lixo que se escondeu no câmbio do carro, adesivo da campanha contendo um número de denúncia em caso de avistarem uma queimada na estrada,
A campanha alcançou centenas de pessoas, entre motoristas e passageiros, que foram orientados sobre a importância da preservação da natureza no combate às queimadas. Essas informações, certamente, foram repassadas para outras pessoas, promovendo nossa campanha para outras regiões do Brasil. Com essa campanha a ONG Estilo de Vida se destaca, aqui no Leste da região Amazônica, como um bom exemplo de ação ambiental contra queimadas.