No Brasil, a educação superior pública é uma realidade distante para muitos jovens das regiões mais carentes, ainda mais quando o jovem pleiteante ao ingresso numa faculdade é de baixa condição financeira. Isso porque a maioria de jovens que passam nos vestibulares públicos é oriunda de escolas particulares, pois nessas o ensino, no todo, prepara melhor seus alunos para os futuros desafios educacionais e mercadológicos.
Objetivando ajudar jovens estudantes de baixa condição financeira, a ONG Estilo de Vida executou o projeto de um cursinho preparatório chamado “Pré-Vestibular da Comunidade”. Esse cursinho foi uma ação de inclusão social que focou a melhoria da qualidade educacional, através da preparação de jovens oriundos da escola pública, que provavelmente não teriam condições de pagarem por um cursinho preparatório particular.
O projeto foi bastante divulgado e puderam participar apenas alunos oriundos de escola pública. Teve aproximadamente 5.000 inscrições, onde foram selecionados 4 grupos com 80 participantes cada, utilizando como critério de seleção as condições financeiras de cada aluno.
O projeto foi realizado na estrutura física da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, de forma bastante profissional, em salas climatizadas e ambiente confortável, onde as aulas foram ministradas por excelentes professores, como se fosse em um cursinho preparatório particular de alto nível. Além disso, todo material didático, alimentação nos intervalos das aulas e, em alguns casos, auxílio transporte foram franqueados.
Apesar do público-alvo do projeto ter sido jovens concludentes do ensino médio, foi observado que houve inscrições e alunos escolhidos de várias faixas etárias, mostrando o quão importante é a educação na vida de todos e que nunca é tarde para aprender. Fica a lição de que não se pode desistir de sonhos e objetivos.
Em consequência do Pré-Vestibular da Comunidade, cerca de 25% dos participantes das aulas conseguiram entrar em uma faculdade, demonstrando assim que as oportunidades de crescimento educacional e profissional muitas vezes dependem da ajuda de outros.
A ONG Estilo de Vida acredita que a educação é o melhor investimento para minimizar as mazelas sociais e combater a destruição da natureza. A fundamentação de uma sociedade mais justa, com a consciência de preservação do meio ambiente, advém da formação de qualidade educacional da própria comunidade. Desta forma, podemos mudar a conjuntura existente de exclusão social, investindo na fortificação da estrutura psicológica dos jovens que são o presente e o futuro desse país.