Ação Social – Campanha de Orientação Para Saúde do Homem

Ação Social – Campanha de Orientação Para Saúde do Homem
A saúde é uma questão importante para abordar, ainda mais quando se fala em região da Amazônia, que devido a vários aspectos contextuais, é carente de saúde pública acessível à demanda da população.

Muitos homens das comunidades da nossa região possuem o hábito de procurar assistência médica apenas quando os sintomas das doenças estão aguçados, tornando assim a recuperação demorada e os tratamentos mais intensivos, elevando as despesas no sistema de saúde.

Mas qualquer cidadão esclarecido sabe o conceito e a necessidade da medicina preventiva para a pessoa. Sendo assim, a prevenção é a saída para melhorar a qualidade de vida e aliviar a pressão sobre a saúde pública. Nesse contexto, as organizações sociais, como principalmente o Estado, precisam atuar com inteligência no combate às incidências de certas doenças corriqueiras nas comunidades mais carentes.

O princípio das ações preventivas ocorre através de campanhas de orientação, que comprovadamente levam o conhecimento às pessoas, tornando-as melhor preparadas e cientes de hábitos benéficos para a manutenção da própria vida. A falta de informação da população sobre cuidados preventivos em prol de uma saúde adequada é um descalabro social, pois permite que doenças se manifestem devido a muitos não saberem sequer como fazer a higienização correta do seu próprio corpo.

A ONG Estilo de Vida, dando sua contribuição social para amenizar o sofrimento de pessoas das comunidades aqui na região Amazônica, já realizou algumas campanhas de orientação sobre diversos temas importantes para a manutenção da vida. Um exemplo dessas ações foi a “Campanha de Orientação sobre Saúde do Homem”, em que, na ocasião, foram esclarecidos os dois tipos de câncer mais frequentes em homens dessa região, que são o câncer de pênis e o câncer de próstata.

A Campanha em questão percorreu áreas rurais de cidades do Maranhão, Pará e Tocantins, onde profissionais da saúde e estudantes de enfermagem atuaram como palestrantes. Estima-se que cerca de 1.000 (mil homens) foram beneficiados com os conhecimentos aplicados.

Mesmo com pouca informação por parte dos moradores, percebeu-se nessas ações que as doenças mais temidas pelos homens são o câncer de próstata e o câncer de pênis. E, com todo temor, ainda assim, eles não procuram os médicos para se consultarem, pois existe muito preconceito quando se diz respeito, principalmente, ao exame de próstata. Daí a importância dessas campanhas para quebrar tabus culturais que impedem homens de cuidarem de sua saúde.

Muitas pessoas dessas comunidades distantes nunca fizeram os exames clínicos de praxe, tornando-a assim uma campanha histórica e louvável por toda comunidade. Nessas ações de orientação a favor da saúde, além das palestras, realizamos dinâmicas de grupo para que fique claro e de fácil entendimento os assuntos tão novos para os participantes. Foram feitas abordagens de forma segura e concisa, enfatizando sempre a importância da prevenção e sanando todas as dúvidas levantadas, que são muitas, sobre o que está sendo explanado. Muitos dos homens presentes ficaram surpresos ao aprenderem que o hábito diário de higienizar o pênis é a principal arma contra o câncer de pênis. Um detalhe importante é que durante as orientações foi muito enfatizado que, independente do conhecimento sobre prevenção e sintomas, é necessário e indispensável que todo homem deve fazer consultas periódicas ao médico, principalmente os que têm mais de 45 anos.

A ONG Estilo de Vida acredita que ações simples, feitas da forma correta, podem gerar resultados gigantescos. As comunidades da região da Amazônia Legal necessitam de ajuda em vários aspectos sociais, lembrando que essas comunidades são nosso guardião em defesa e equilíbrio ambiental da Amazônia Brasileira.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?