Rio Ji-Paraná



O Rio Ji-Paraná é um rio de planalto com curso sinuoso, formando corredeiras e cachoeiras, como a cachoeira Dois de Novembro, a partir da qual penetra na planície amazônica, tornando-se calmo e navegável até sua foz no rio Madeira, num percurso de mais de 800 km. O Rio Ji-Paraná é um rio brasileiro que nasce no estado de Rondônia. É mais conhecido pela população local por Rio Machado, nome que curiosamente é também usado para designar outro rio do estado de Minas Gerais.

Pertence à Bacia Amazônica, deságua no Rio Madeira. É um rio de águas claras que nasce na sierra Chapada duas Parecis, na parte sudeste do estado de Rondônia. É um dos principais rios do estado - o mais longo por percurso exclusivo em seu território - e seu curso discorre sempre bem perto da fronteira oriental, primeiro com o estado de Mato Grosso e depois de Amazonas.

Apesar das mais de 50 cascatas ao longo de sua rota, em alguns trechos o rio é navegável e serve como via de saída dos produtos procedentes das plantações da região. O rio Ji-Paraná ou Machado tem um sistema hidrográfico similar ao dos rios das regiões tropicais: no período de crescidas, de dezembro a maio, as zonas próximas às margens tendem a ser inundadas; durante a estação seca, entre junho e agosto, o volume do rio diminui, e pode-se inclusive caminhar em algumas partes sobre as pedras que afloram à superfície.